SÃO PAULO - A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) divulgaram nesta semana a 6ª edição do Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor, com informações sobre marketing multinível e pirâmides financeiras.
O marketing de rede ou multinível é um sistema em que as empresas contam com a força dos associados para expandir o negócio e comercializar seus produtos. A CVM ressalta que a remuneração do distribuidor depende, principalmente, da venda de produtos e serviços e não do recrutamento de novos revendedores. O problema é que esta modalidade de venda direta pode ser utilizada para dar uma aparência de regularidade às conhecidas pirâmides financeiras.
“Constata-se que, quando empregado de forma idônea, o marketing multinível pode levar a uma maior capilaridade dos canais de distribuição, já que os revendedores têm incentivos para convidar outras pessoas a participarem da estrutura. No entanto, o cidadão deve ficar atento para a forma de estruturação do marketing multinível, posto que se utilizado indevidamente por pessoas mal intencionadas, ele pode servir para dar aparência de uma estrutura legítima a pirâmides financeiras, esquemas considerados irregulares”, alerta a autarquia.

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